Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Pintura Corporal Pataxós

A pintura corporal tem grande valor cultural para os pataxós, pois representa parte da história do povo, e está relacionada aos seus principais rituais sagrados. Para cada grande evento, como casamentos, nascimentos, lutas ou danças, há pinturas específicas para cada parte do corpo com significados profundos. Já através do canto e da dança, os pataxós retiram as energias da terra, do fogo, da água e do ar, e estabelecendo uma comunhão com a natureza.


Os materiais utilizados normalmente para isso são tintas como o urucum que produz o vermelho, o jenipapo da qual se adquire uma coloração azul marinho quase preto, o pó de carvão que é utilizado no corpo sobre uma camada de suco de pau-de-leite, e o calcário da qual se extrai a cor branca.

O processo de preparação da tinta consiste em ralar a fruta com semente e depois misturá-la com outros pigmentos, como o carvão, para diversificar as cores. Essa pintura corporal tem como objetivo diferir os povos, determinar a função de cada um dentro da aldeia e, em alguns casos, mostrar o estado civil. Algumas índias utilizam esse método, por exemplo, para “dizer” que estão interessadas em encontrar um parceiro. Qualquer índio pode preparar o material e depois usá-lo. Entretanto, é importante tomar muito cuidado com os desenhos a serem pintados. Cada etnia tem sua própria marca e se alguma outra utilizar a mesma, uma luta entre as aldeias pode ocorrer.


O corpo é pintado com urucum para as festas, lutas, trabalhos e retomadas das terras. Já a pintura com jenipapo é usada quando vão dançar o Awê e nas batalhas. 

Para os Pataxó, em cada tipo de linguagem há um espírito, cada coisa que fazem é uma homenagem a eles. Tudo o que fazem envolve muito respeito pois tudo na vida deles é sagrado.

Nas pinturas corporais dos índios Pataxó, cada cor tem seu significado:

- VERMELHA: é usada para a guerra;
- PRETA: usada no luto de parente;
- BRANCA: significa paz.




Myllena Maboni.


FONTES:

Blog Diversidade e Identidade. Disponível em <http://diversidadeeidentidade.blogspot.com.br/2011/04/pinturas-corporais-pataxo.html>.
AVIESP (Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo, Especial Bahia: Conheça os Índios Pataxós. Disponível em <https://aviesp.com.br/2016/02/24/especial-bahia-conheca-os-indios-pataxos/>.
Uni Blog: Auxílio para Trabalhos Pedagógicos. Disponível em <http://www.uniblog.com.br/heloquin/441702/tribo-pataxo.html>.

16 comentários:

  1. Vc tem alguma referencia sobre as pinturas, cores e significados das pinturas corporais, penas, etc, o que utilizavam nas cerimonias de casamento?

    ResponderExcluir
  2. Adorei. Quero fazer uma tatuagem homenageando meus ancestrais. Ajudou bastante. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. GOSTARIA DE SABER DE ONDE É A IMAGEM. QUAL LIVRO. PARA USAR EM UM TRABALHO =)

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Muita qualidade, explicação perfeita.

    ResponderExcluir
  5. criaram uma aldeia Pataxó em Paraty. Segundo relatos, os indígenas que se encontram lá são oriundos de Salvador e não moram na aldeia, mas num bairro local próximo e há muitos anos. Na aldeia, bastante precária, encontramos lojinhas logo na entrada e algumas casas de pau a pique em construção e em um segundo plano, algo como barracos de ocupação. logo na entrada tem um grande portal, pintado bonito e encontramos um carro tipo suv com um adesivo de uma empresa de etno turismo. se pesquisar na internet, dá para encontrar sites e programas de agendamento de visitas. O curioso é que não me lembro de registros de aldeias pataxós na região. Vocês teriam alguma informação sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,eles são da Aldeia Hã Hã Hãe da etnia Pataxó. Como educadora já tive a oportunidade de estar com grupos de alunos para imersão nós ensinamentos indígenas, como esportes, indumentária e filosofia. Foi incrível! Eles tem a autorização da prefeitura para serem os responsáveis pela preservação ambiental deste território. Possui uma cachoeira linda que pode s

      Excluir
  6. Muito bom, amei conhecer essa particularidade dos indígenas de forma bem explicativa.

    ResponderExcluir
  7. Muito massa!!! Vou fazer uma tatoo e escolhi aqui. 🥰
    Legítimo povo americano: Indígena!

    ResponderExcluir
  8. essas fotos n sao de livros e siim aq na aldeia coroa vermelha ba

    ResponderExcluir