Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Povo Pataxó na Costa do Descobrimento

Em nossa primeira postagem trouxemos como fonte um documentário da TV Brasil, que no seu programa Expedições falou do Povo Pataxó na Costa do Descobrimento. Veja a nota a seguir (retirada do site da TV Brasil) e logo abaixo o vídeo do documentário.


"Programa mostra a luta do povo que encontrou meios para resistir à pressão dos brancos e manter sua cultura

Expedições percorre o sul da Bahia para conhecer os índios Pataxós, que estão totalmente ligados à terra do descobrimento. Concentrados em aldeias há pelo menos 150 anos, esse grupo indígena ocupa o litoral baiano, que vai desde Belmonte e Cabrália, ao norte, passando por Porto Seguro e Monte Pascoal, até Prado, ao sul.

No século XX, os Pataxós sofreram um grande processo de aculturação e foram colocados à margem da sociedade. Os resultados foram a invasão de seus territórios e a perda quase total de sua cultura – um processo intensificado, principalmente com a implantação de grandes fazendas de pecuária.

Paula Saldanha e Roberto Werneck documentam a Reserva da Jaqueira, ligada à Reserva da Coroa Vermelha, que abriga um Ponto de Cultura, onde famílias vivem para manter e divulgar a cultura Pataxó; Barra Velha, considerada a ‘Aldeia Mãe’, a mais populosa e a mais tradicional; Aldeia Pé do Monte, na base do Monte Pascoal – referência espiritual para os Pataxós; e as ‘Escolas Diferenciadas’, com professores indígenas e ensino bilíngue, que preparam os jovens para a vida moderna, valorizando os costumes, a cultura e a identidade étnica entre as novas gerações.

Uma conquista recente foi a decisão do Supremo Tribunal Federal (STJ), que reconheceu o direito dos Pataxós às terras da reserva Caramuru-Catarina-Paraguassu, anulando todos os títulos de propriedade concedidos a fazendeiros, em terrenos localizados dentro dessa área indígena.

Expedições mostra o que lideranças indígenas estão fazendo para conquistar qualidade de vida para cerca de 20 mil brasileiros que compõem o povo Pataxó. O documentário mostra também a luta de um povo guerreiro que encontrou meios para resistir à pressão dos homens brancos e para manter sua cultura viva."



Brenda Salzmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário