Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de março de 2016

Alimentação e Culinária Pataxó

Conhecidos pela culinária baseada em produtos naturais, onde os ingredientes são carnes de caça, pesca e frutos, raízes plantadas na própria reserva da tribo, antigamente os índios pataxós se mantinham apenas com esses produtos, porém, com a proibição da caça devido a extinção de animais, eles passaram a ter como base de sua alimentação diária a farinha de mandioca produzida em suas aldeias e por produtos comprados em mercados e mercearias da região.

Hoje os cozidos típicos da tribo são preparados apenas em comemorações como casamentos, batizados e na festa das águas. Pratos que são acompanhados pela bebida típica chamada cauim, feita a base de mandioca e sendo diurética. Outra receita típica a base da mandioca na tribo pataxó é a macaíba, conhecido em algumas regiões como beiju e tapioca. Um prato muito popular da tribo é o peixe na folha da patioba, alimentam muito saudável, que acreditam rejuvenescer o corpo e purifica o espirito.

Cultivam o Inhame, batata, amendoim e taioba. Produzem bebidas à base de tubérculos, raízes folhas, sementes de frutos. Caça de carne vermelha de animais de floresta como capivara, porco-do-mato, macaco e outros. O trabalho na lavoura é realizado pelos homens, as mulheres ficam responsáveis pela colheita e preparo.

Figura I: Mulheres indígenas trabalhando na colheita e preparo da mandioca. Disponível em<http://www.cliquef5.com.br/>

Toda a alimentação dos índios é natural com alimentos sem agrotóxicos. Isso ajuda na a serem saudáveis devido a abundância de nutrientes vitaminas e sais minerais.

Culinária Pataxó - Peixe na patioba

Modo de fazer: Pegar três patiobas de tamanho médio. Patioba é folha de uma palmeira encontrada na Mata Atlântica, o pati. Elas são lavadas depois colocadas no fogo para murchar. Em seguida pegar o peixe e coloca um pouco de sal, sem outros temperos. Logo depois pegar as três folhas e amarra ao peixe com a ajuda de um cipó verde. Quando estiver devidamente amarrado deve ser levado ao fogo, em brasa ou rescaldos, bastante aquecido para não queimar a folha e o peixe. Fica pronto em cerca de 30 minutos e deve ser comido com farinha de puba ou mandioca assada ou cozida.

Preparando o peixe na patioba. Disponível em <http://hojenaocompreiojornal.blogspot.com.br/>


Tamires Lunkes.


FONTE: 
Yandê A Rádio de todos. <radioyande.com/CEDEFES. <cedefes.org.brRede Globo. <redeglobo.globo.comZum. <zum.com.br>

19 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Estou usando o texto para um trabalho da escola!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei é muito bom para trabalho escolar 😊😊😊

    ResponderExcluir
  4. Eu só quero saber o que ele informa sobre a alimentação pataxo

    ResponderExcluir
  5. Nasci na fazenda galhada rancho abeira chão d capim.. pataxó hã há,minas geraisnossa alimentação

    ResponderExcluir
  6. Nasci são Jose Almeida rio das velhas pataxó hã há RANCHO ABEIRACHAO capim minas gerais creuza.alimentos perto de mandioca bananas pra embauba

    ResponderExcluir
  7. Eu também estou usando o texto para um trabalho na escola

    ResponderExcluir
  8. ei galerinhaaaa
    pega no pau e arrinhaa

    ResponderExcluir