O índio Pataxó Ubiranan (nome que traduzindo de sua língua significa o filho do grande guerreiro) é um representante do povo Pataxó do extremo sul da Bahia que viaja com intuito de mostrar a cultura de seu povo. Seguem diversos vídeos de Ubiranan:
Aqui o índio se apresenta e faz uma demonstração de canto de pássaros utilizando instrumentos artesanais na Feira de Artesanatos nos Jogos dos Povos Indígenas, em Cuiabá, em 2013. Através do uso dos sons Ubiranan ensina alunos da aldeia e de escolas públicas da cidade de Porto Seguro (BA), a distinguir os cantos dos pássaros, que para os índios têm significados distintos, e também a respeitar a natureza.
Em entrevista durante o Rio+20 (Entenda o Rio+20: www.rio20.gov.br):
Em matéria sobre a festa Aragwaskã, que já falamos aqui:
No Festival Nacional da Cultura Indígena de 2012 em Bertioga:
Em conversa com a redação do Jornal do Tocantins e falando um pouco sobre a presença e as expectativas para os Jogos Mundiais Indígenas:
Ubiranan já ficou bastante popular na internet e existem videos que exaltam as qualidades do indígena e brincam como verdadeiras declarações. Poderíamos, quem sabe, chamá-lo de galã Pataxó.
Brenda Salzmann.
FONTE:
Ministério do Esporte. Disponível em <http://www.esporte.gov.br/index.php/ultimas-noticias/209-ultimas-noticias/45608-guerreiro-pataxo-encanta-ministro-com-assovios-ao-imitar-o-canto-dos-passaros>
Nenhum comentário:
Postar um comentário